terça-feira, 18 de maio de 2010

Projeto enviado à FUNCEB em 08/04/2010

Como prometido, segue abaixo proposição enviado à Fundação Cultural do Estado da Bahia para a categoria de Intervenção urbana de dança do edital Quarta que dança ed. 2009/2010

Descrição/Justificativa do trabalho

"Isso pode não ser dança?" é uma intervenção urbana de dança que busca instigar a sociedade em geral para a possibilidade de que seu dia-a-dia pode ser uma prática de dança constante e/ou problematizar o que é, o que não é e o que pode ser dança. O trabalho também busca ampliar a discussão e problematizar algumas questões recorrentes na área da dança, como "Hoje, onde começa e termina o fazer em dança?", "O que dança?", "De que forma dança existe hoje?","Quais as possibilidades do fazer em dança?", etc. Para realizar esta intervenção, ao invés de utilizar uma dança (dança aqui no sentido mais popular do termo, onde se espera uma pessoa realizando algum tipo de ação motora) como discurso básico, utilizarei de outros meios, entre eles:

•    Envio de 100 cartas sociais para endereços aleatórios com os seguintes texto "O que você fez a 5 minutos atrás pode não ser dança?", "O que você está fazendo agora pode não ser dança?" e "O que você vai fazer daqui a 5 minutos pode não ser dança?";

•    Confecção de cinquenta camisetas com as seguintes frases : "Isto que estou fazendo pode não ser dança?" e "Isso que você está fazendo pode não ser dança ?". Destas cinquenta camisetas, quarenta serão doadas para moradores de rua;

•    Confecção de adesivos em diversos formatos com as frases "Estar parado da forma que você está pode não ser dança ?", "Isto pode não ser dança?", "A pessoa ao seu lado pode não estar dançando ?", "O que você vai fazer dentro de 7 minutos pode não ser dança?" para serem colados em locais diversos, como cadeiras de ônibus, parachoques de carros, portas, cadernos, muros, postes, banheiros públicos e etc;

•    Publicação nos classificados do jornal "A Tarde" da frase "Isto que você está fazendo pode não ser dança ?";

•    Confecção de panfletos com a frase "O que você faz agora pode não ser dança ?" que serão distribuídos em bares, restaurantes, escolas e centros comerciais.

•    Confecção de um carimbo com a frase "Isso pode não ser dança?". O carimbo será utilizado para carimbar cédulas de dinheiro.

•    Personalização de guardanapos com a frase "Isso pode não ser dança?" que serão doados para lanchonetes e restaurantes.

•    Personalização de rolos de papel higiênico com as frases "Isso pode não ser dança?", "O que você acabou de fazer pode não ser dança?", "O que você vai fazer daqui a pouco pode não ser dança?" e "Estar nessa posição, fazendo esse movimento pode não ser dança?" para serem utilizados em banheiros públicos espalhados pela cidade.

Em todos esses meios de ação, haverá um email (issopodenaoserdanca@gmail.com) caso alguma pessoa que tenha se cruzado com o questionamento queira dizer algo. Haverão também as logomarcas da fundação cultural do estado da Bahia e do governo do estado da Bahia, como previsto no parágrafo 6.1.f do edital.

Acredito que o fazer em dança é muito mais amplo do que só a prática corporal. Trabalhar com produção, fomentar a dança,escrever projetos de dança, dar aulas de dança, propor discussões e debates são também fazeres em dança. Proponho este projeto de intervenção urbana em dança pois acredito que a questão abordada nele e da forma que está sendo abordada amplia e reconhece a prática discursiva e textual como uma possibilidade real de se fazer dança, pois discursos e textos só podem existir a partir de uma prática corporal. Proponho-o também para partilhar uma discussão da área da dança com a sociedade em geral, buscando diminuir um pouco as barreiras entre o público e a dança contemporânea.

Pela propriedade do trabalho, ao invés de indicar os locais de apresentação, indicarei os principais locais onde deixarei os materiais de ação e, ao invés do release do espetáculo, farei um release do trabalho.

Junto ao projeto, segue em um envelope adicional, ilustrações da camiseta, do rolo de papel higiênico, do guardanapo, fotos de ações realizadas com os adesivos, os adesivos e três cartas devidamente endereçadas e seladas.

Plano de formação

Como atividade de intercâmbio realizarei um seminário de duas horas intitulado "Isso pode não ser dança?". Neste seminário buscarei relatar minha experiência ao realizar a ação, demonstrando os produtos conseguidos e em seguida, realizar um debate sobre o título da obra. Este seminário será realizado duas vezes em dois espaços diferentes, sendo eles:

- Escola de dança da UFBA;

- Escola de dança da Fundação Cultural.

Já a escolha da Escola de dança da UFBA e da Fundação Cultural é trazer essa discussão para dois dos principais centros de dança da cidade.


 

Público alvo


 

Não há um público alvo para este trabalho, visto que ele possui uma certa permanência no ambiente urbano, ampliando assim a quantidade de pessoas que podem interagir com ele. Para se ter uma idéia, na Estação da Lapa transitam cerca de 460 mil pessoas por dia, na estação rodoviária e na estação Iguatemi transitam cerca de 65 mil pessoas em cada uma delas (dados da Superintendência de Transito e Transporte). No shopping Piedade transitam cerca de 100 mil pessoas por dia (dados recolhidos no site http://www.shoppingpiedade.com.br/). A Avenida 7 de setembro tem um trânsito de aproximadamente 350mil pessoas por ano (dados recolhidos no site http://pt.wikipedia.org/wiki/Avenida_Sete_de_Setembro_(Salvador)). Caso 1% das pessoas que transitam pela estação da Lapa vejam um adesivo com a frase e que esse adesivo fique lá apenas um dia, já são 4.600 pessoas expostas ao trabalho.


 


 


 

O resto dos dados presentes no formulário são de praxe. Indicação de documentos em anexo, materiais extras, DVDs, nome, dados pessoais e etc.

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário