domingo, 30 de maio de 2010

Esclarecimentos sobre os descontos

Relou Pipou !

Mesmo após ter recebido o $$$$ -25%  cá estou eu lindo e loiro buscando alguns esclarecimentos. Segue abaixo o email que enviei para a diretoria de dança da FUNCEB.

Olá

Confirmei o recebimento do cachê, mas gostaria de pedir alguns esclarecimentos sobre.
Apesar do edital dizer que os valores do cachê são brutos, ou seja, passíveis de sofrerem descontos, Alexandre disse na primeira reunião com todos os proponentes que aquele valor seria pago integralmente, e que todos os encargos ficariam por parte da contratante, ou seja, fundação cultural. De início estranhei, mas já que o diretor de dança da fundação tá dizendo, ótimo. Acontece que houve um desconto de quase 25% no valor do meu cachê e realmente estou curioso quais foram as taxas aplicadas (se não me falha a memória, no recibo que assinei constava 5% de ISS e 11% de INSS, estou certo?. Nós artistas nos planejamos encima dos valores brutos devido a fala do Alexandre, pois o edital diz justamente o contrário. Meu trabalho nem foi tão prejudicado assim, pois sou a única pessoa, e a única pessoa que contratei digamos assim foi um fotografo, mas tiveram outros que terão que pagar iluminador, sonoplasta, figurino e por aí vai.

Além disso, gostaria de saber se o setor jurídico já decidiu se posso ou não publicar o parecer em meu blog.

Bom, é isso, fico no aguardo de uma resposta

Grato

P.S.: Este email irá para o blog do meu trabalho também

Caso a fundação queira usar o espaço do blog para algum esclarecimento, por mim tudo bem

Caso algum artista do quarta que dança também quiser usar o espaço do blog para questionamentos e por aí vai, por mim tudo bem, esse espaço é pra isso mesmo

P.S.: Piadinha ingrata, quando olhei o extrato da minha conta e vi o descontão pensei "Isso pode não ser uma sacanagem?" hehe

sábado, 29 de maio de 2010

DINHEIRO !!!!

Gente, duas notícias, uma boa e outra péssima.

A boa é que saiu o dinheiro do quarta que dança, a ruim é que não recebi R$ 4.000,00 e sim R$ 3.064,00. Descontaram quase 25% do valor do projeto.

Eu acho isso uma PUTA sacanagem, visto que na primeira reunião foi dito que aquele valor do edital era o valor líquido (apesar do edital dizer que o valor é bruto), e que todos os impostos ficariam a cargo da contratante.

Até tava esperando por isso, por histórias de amigos e porque no recibo estavam as porcentagens de impostos que era o ISS e INSS, mas isso dava cerca de 16%.

Aí nessa história quem senta do kibe? Mais tarde enviarei um email buscando maiores esclarecimentos.

Bom, é isso. Da próxima vez que for escrever um trabalho, escreverei-o e descontarei 25% dele.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Bu(boring)cracia

Olá

Boring = Chato, enfadonho, fastidioso e outra coisinhas super legais

Recebi ontem o parecer, ueba !!! Cheguei até a publicá-lo aqui e fazer um post super EMOtivo, mas recebi um email da FUNCEB respondendo a um email que já tinha enviado, perguntando se poderia publicá-lo no site. O diretor da FUNCEB ficou de ver. Hoje vi a resposta e resolvi despublicar o parecer.

Falei a pouco com a secretária e ela se informou com o departamento jurídico da FUNCEB, e para ter autorização de publicar este parecer (parece que sou o primeiro a querer publicá-lo) preciso enviar um ofício solicitando-o e etc.......

Ou seja, mais uma novelinha, dessa vez menos dramática e mais burocrata =]

terça-feira, 18 de maio de 2010

Projeto enviado à FUNCEB em 08/04/2010

Como prometido, segue abaixo proposição enviado à Fundação Cultural do Estado da Bahia para a categoria de Intervenção urbana de dança do edital Quarta que dança ed. 2009/2010

Descrição/Justificativa do trabalho

"Isso pode não ser dança?" é uma intervenção urbana de dança que busca instigar a sociedade em geral para a possibilidade de que seu dia-a-dia pode ser uma prática de dança constante e/ou problematizar o que é, o que não é e o que pode ser dança. O trabalho também busca ampliar a discussão e problematizar algumas questões recorrentes na área da dança, como "Hoje, onde começa e termina o fazer em dança?", "O que dança?", "De que forma dança existe hoje?","Quais as possibilidades do fazer em dança?", etc. Para realizar esta intervenção, ao invés de utilizar uma dança (dança aqui no sentido mais popular do termo, onde se espera uma pessoa realizando algum tipo de ação motora) como discurso básico, utilizarei de outros meios, entre eles:

•    Envio de 100 cartas sociais para endereços aleatórios com os seguintes texto "O que você fez a 5 minutos atrás pode não ser dança?", "O que você está fazendo agora pode não ser dança?" e "O que você vai fazer daqui a 5 minutos pode não ser dança?";

•    Confecção de cinquenta camisetas com as seguintes frases : "Isto que estou fazendo pode não ser dança?" e "Isso que você está fazendo pode não ser dança ?". Destas cinquenta camisetas, quarenta serão doadas para moradores de rua;

•    Confecção de adesivos em diversos formatos com as frases "Estar parado da forma que você está pode não ser dança ?", "Isto pode não ser dança?", "A pessoa ao seu lado pode não estar dançando ?", "O que você vai fazer dentro de 7 minutos pode não ser dança?" para serem colados em locais diversos, como cadeiras de ônibus, parachoques de carros, portas, cadernos, muros, postes, banheiros públicos e etc;

•    Publicação nos classificados do jornal "A Tarde" da frase "Isto que você está fazendo pode não ser dança ?";

•    Confecção de panfletos com a frase "O que você faz agora pode não ser dança ?" que serão distribuídos em bares, restaurantes, escolas e centros comerciais.

•    Confecção de um carimbo com a frase "Isso pode não ser dança?". O carimbo será utilizado para carimbar cédulas de dinheiro.

•    Personalização de guardanapos com a frase "Isso pode não ser dança?" que serão doados para lanchonetes e restaurantes.

•    Personalização de rolos de papel higiênico com as frases "Isso pode não ser dança?", "O que você acabou de fazer pode não ser dança?", "O que você vai fazer daqui a pouco pode não ser dança?" e "Estar nessa posição, fazendo esse movimento pode não ser dança?" para serem utilizados em banheiros públicos espalhados pela cidade.

Em todos esses meios de ação, haverá um email (issopodenaoserdanca@gmail.com) caso alguma pessoa que tenha se cruzado com o questionamento queira dizer algo. Haverão também as logomarcas da fundação cultural do estado da Bahia e do governo do estado da Bahia, como previsto no parágrafo 6.1.f do edital.

Acredito que o fazer em dança é muito mais amplo do que só a prática corporal. Trabalhar com produção, fomentar a dança,escrever projetos de dança, dar aulas de dança, propor discussões e debates são também fazeres em dança. Proponho este projeto de intervenção urbana em dança pois acredito que a questão abordada nele e da forma que está sendo abordada amplia e reconhece a prática discursiva e textual como uma possibilidade real de se fazer dança, pois discursos e textos só podem existir a partir de uma prática corporal. Proponho-o também para partilhar uma discussão da área da dança com a sociedade em geral, buscando diminuir um pouco as barreiras entre o público e a dança contemporânea.

Pela propriedade do trabalho, ao invés de indicar os locais de apresentação, indicarei os principais locais onde deixarei os materiais de ação e, ao invés do release do espetáculo, farei um release do trabalho.

Junto ao projeto, segue em um envelope adicional, ilustrações da camiseta, do rolo de papel higiênico, do guardanapo, fotos de ações realizadas com os adesivos, os adesivos e três cartas devidamente endereçadas e seladas.

Plano de formação

Como atividade de intercâmbio realizarei um seminário de duas horas intitulado "Isso pode não ser dança?". Neste seminário buscarei relatar minha experiência ao realizar a ação, demonstrando os produtos conseguidos e em seguida, realizar um debate sobre o título da obra. Este seminário será realizado duas vezes em dois espaços diferentes, sendo eles:

- Escola de dança da UFBA;

- Escola de dança da Fundação Cultural.

Já a escolha da Escola de dança da UFBA e da Fundação Cultural é trazer essa discussão para dois dos principais centros de dança da cidade.


 

Público alvo


 

Não há um público alvo para este trabalho, visto que ele possui uma certa permanência no ambiente urbano, ampliando assim a quantidade de pessoas que podem interagir com ele. Para se ter uma idéia, na Estação da Lapa transitam cerca de 460 mil pessoas por dia, na estação rodoviária e na estação Iguatemi transitam cerca de 65 mil pessoas em cada uma delas (dados da Superintendência de Transito e Transporte). No shopping Piedade transitam cerca de 100 mil pessoas por dia (dados recolhidos no site http://www.shoppingpiedade.com.br/). A Avenida 7 de setembro tem um trânsito de aproximadamente 350mil pessoas por ano (dados recolhidos no site http://pt.wikipedia.org/wiki/Avenida_Sete_de_Setembro_(Salvador)). Caso 1% das pessoas que transitam pela estação da Lapa vejam um adesivo com a frase e que esse adesivo fique lá apenas um dia, já são 4.600 pessoas expostas ao trabalho.


 


 


 

O resto dos dados presentes no formulário são de praxe. Indicação de documentos em anexo, materiais extras, DVDs, nome, dados pessoais e etc.

Abraços

sábado, 15 de maio de 2010

[Atualizado] FAIL FUNCEB

Olá

To aqui hoje como o muleque emburrado que sou.

Venho desde quarta-feira solicitando o parecer de meu trabalho perante a FUNCEB, em partes para publicar no blog e em partes para enviar em anexo à um edital que encerra suas inscrições HOJE, para que possa continuar o trabalho no segundo semestre. Infelizmente não me encaminharam o parecer, mesmo tendo ligado, na quarta, na quinta e hoje.

Bom, me sinto bastante prejudicado por esta falta de responsabilidade da FUNCEB em ter atrasado um documento que já venho solicitando a algum tempo

É isso u.ú

Atualização 15/10:

Bom, hoje é domingo, a data de entrega do PID foi prorrogada e recebi um email do diretor de dança da FUNCEB, Alexandre Molina preocupado com essa história buscando entender o que aconteceu. Expliquei tudo e aguardarei uma resposta.

Fui um pouco dramático em meu post, mas tava chateado também quando escrevi e a data do PID ainda não havia sido prorrogada.

Enfim, agora é aguardar. O que antes era um Epic Fail se tornou um simples Fail (mas ainda é um Fail)

Atualização em 17/10:

Conversei hoje com a pessoa responsável e foi tudo esclarecido. Amanhã pegarei um parecer em mãos da maneira como deve ser.

Eu não sei ao certo o tamanho do rebuliço que gerou, mas sem dúvida foi maior do que eu esperava, enfim...

Amanhã publico o parecer ={D

domingo, 9 de maio de 2010

Prestando contas

Hoje fiz o relatório de prestação de contas, digamos assim. Até terça recolho toda a documentação que falta e acho que a partir daí recebo o $$$$

Assim que receber o $$$$, disponibilizo o material enviado para a fundação

As fotos ! Agora editadas

Olá

Finalmente editei as fotos, divirtam-se =] (Clicando em cima a imagem aumenta)



É isso aí pessoa =]

Me enrolei todo na hora de postar, entao tem mais fotos, mas essa ficarão guardadas no âmago do meu HD pro futuro

Enfim o papel higiênico, hehe

Olá

Finalmente consegui tirar fotos do papel enviar pro blog. Confira abaixo:







sexta-feira, 7 de maio de 2010

Só pra deixar na curiosidade - Fotos da última ação

Olá

To com sono e vou dormir, mas antes, deixarei uma prévia fotográfica do trabalho.

Fotos de Aldren Lincoln

 Dura mas com uma blusinha nova

 Será ?

Vendedor também é gente !

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Acabou !!!!!! ..... as ações artísticas =[

Olá

Hoje encerrei as ações públicas propostas no edital, que é a "apresentação" do trabalho e as contrapartidas sociais. Agora entramos na parte de relatório pra encaminhar á FUNCEB e a melhor e última parte MONEY !!!

To cansado mas acho importante levantar alguns pontos.

Pela primeira vez realizei um trabalho com esse nível de complexidade sozinho e, vendo os prós e contras, acho que foi muito enriquecedor, mas vários erros cometidos foram erros bem tolos, como não se organizar direito para o dia, gestão de recursos financeiros a disposição e etc. Tanto que não poder relatar com exatidão quando gastei no trabalho. A grosso modo foi:

Camisetas: Aprox. 45o reais
Adesivos: 130 reais
Panfletos: 150 reais
Cartas: Aprox: 15 reais
Carimbos: 50 reais
Papel higiênico: 132 reais
Fotógrafo: 150 reais

Com mais uns extras aí dá por volta de 1.200 reais. O que me impressiona bastante! Peguei agora pouco as notas que tenho e outras coisas que lembrei de cabeça e realmente dá isso. Pensei que tinha gasto no mínimo 1500 reais.

Algumas ações não pude realizar. Até poderia mas não teria sentido. Uma das ações previstas era a confecção de guardanapos mas, cada pacote de guardanapos personalizados custava MEROS 110 reais cada pacote com apenas 100 GUARDANAPOS ! Resolvi desviar a verba deles para os papeis higiênicos. Com que eu gastaria fazendo 100 guardanapos eu compro 20 papeis higiênicos, faço 11 camisetas, 4 carimbos ou 500 adesivos !

Uma ação que não pode ser realizada foi a publicação no jornal A Tarde de um classificado com a questão do projeto. O argumento do jornal foi que "não havia nexo publicá-lo em qualquer seção do jornal". Meu CUtuvelo pro A Tarde. (Ops =])

Uma ação que teve que ser adaptada foi a carimbagem de cédulas. Não fui autorizado a colocar as marcas do governo nela =[[

Sobraram 10 camisetas (foram confeccionadas 40 e tantas. 8 foram entregues em bate-papos. Umas 30 entregues á cidadãos da região do Pelourinho ) que serão doadas à algum orfanato de meninas (aceito sugestões !)

Para a intervenção captei de fontes pessoais (valeu pai !) 1500 reais, que usei pra montar o trabalho e quitar algumas coisinhas (=])

Resumindo, o trabalho me custou aproximadamente 1200 reais. Ganharei 4000 mil. Fico com um saldo positivo (quem dera que fosse verdade) de 2800 reais.

Não faço idéia de quantas pessoas atingi, mas posso garantir com facilidade que expus no mínimo 2000 pessoas á essa pergunta. Isso contando a ação dos panfletos como central. Se cada cédula passar na mão de pelo menos 3 pessoas, garanto que mais umas 400 pessoas foram expostas ao trabalho. Mais 40 e tantas das camisetas. Mais as mais de 100 pessoas que receberam as cartas. Mais quase 1 km de papel higiênico estampado espalhado pela cidade. Não tenho noção de quantas pessoas atingi, até porque as pessoas conversam. Se cruzam com o adesivo colado numa agenda de amigo e comentam. Vêem alguém no pelourinho vestindo uma camisa e comentam. Caem no blog e ficam "QUEPORRAÉSSA?!". Isso que me dá um gás ! É massa dançar num palco, mas as dimensões de público que ele oferece ainda são pequenas

É isso, depois preciso fazer um tópico de agradecimentos

Ação hoje feita =DDD

Olá

Nanã deu uma trégua e me joguei na rua pra fazer o trabalho ! E olha que já havia cancelado e fui na sorte. Foi massa !

Infelizmente na rua não havia moradores de rua, mas havia gente humilde interessada nas camisetas e pensei "Por que não?" e entreguei essas camisetas para essas pessoas. Teve até um caso que dei camiseta pra familia INTEIRA, incluindo o bebê, hehe.

Durou aproximadamente uma hora e não houveram maiores problemas, foi uma delícia.

Quer mais detalhes? Pergunte !

Os agradecimentos especiais de hoje vão para Aldren Lincoln, fotógrafo do trabalho e Nanã, orixá responsável pelas chuvas que resolveu dar uma trégua na hora do trabalho.

As imagens estarão disponíveis em breve.

Enquanto isso tomei uma liberdade poética e escrevi um relatozinho mais caótico da história, segue abaixo:

Sono profundo. Lençóis grossos e uma intuição. Há algo sobre você. Estique a mão e pegue antes que se seja tarde, e, mesmo envolto em brumas de sonos, fui direto ao ponto, e por baixo dos lençóis agarrei algo que rastejava sobre ele. Se debatia e se torcia com medo, mas sem força, pois era pequeno. Acendo a luz e vejo que possui uma lacraia entre as mãos, uma lacraia de cerca de 10 cms, negra com as duas pontas vermelhas.

Medo? Não, segurança de que impedi uma traição.

- Vim dar um recado. Não se meta com Nanã. Não ouse invadir seus domínios, não ouse profana-la. Respeite-a com a senhora que ela é - Disse a lacraia ainda com medo e certa do seu destino.

Havia um cabide com dois pregadores nas pontas próximo a cama. Peguei-o e prendi uma das pontas do verme nele e apertei. O verme se contorcia enquanto morria. Duas patas das dezenas presentes caíram por sobre o carpete negro e continuaram a mover-se, dotadas de vida própria. Um pouco mais de tortura, aos poucos, os movimentos se tornavam menos intensos. Este era o ponto. Abri a janela. A lua minguava na alta madrugada enquanto o verme despencava de uma altura de 5 metros.

Apreensão. Não se deve mexer com Nanã e lacraia é sinal de traição.

Devo dormir novamente? Na mesma cama, do mesmo jeito. Agora sim medo e lembrança de histórias da prisão. "Na prisão eu tinha que dormir com algodão na orelha por causa dos piolhos de cobra. Piolho de cobra nunca anda pra trás. Se você dorme sem algodão na orelha, ele pode entrar no seu cérebro e te matar". Certo ou não, melhor não arriscar. Quando capturei o último ele estava bem perto. Já estava no coração.

Algodões nas orelhas e em seguida cama. Sono repleto de sonhos, nenhum pesadelo e nenhum símbolo perigoso. Melhor. Surge uma promessa. Só trabalharei se Oxumarê também trabalhar levando as águas para o palácio de Xangô.

O dia nasce. Nanã cai indecisa sobre a cidade. Nenhum sinal de Oxumarê. Cansado e apreensão despertam comigo. Cancelo parte do dia sem culpa. Nanã cai mais forte e contínua e, receoso, cancelo o trabalho mais importante do mês até agora. Nanã dá uma trégua e o sol começa a esquentar e o tempo abrir. Seria uma provocação ? Se foi, eu cai e remarquei o trabalho. Acho que era. A chuva cai mais forte e estranha. Muito medo. O trabalho é na rua e dependo de quem encontrar na rua. Sai de casa e olhei longe no horizonte, perto do fim do mar pelo sinal de Oxumarê, e nada. Tarot. Sai o carro. "SIGA ! AGORA O TEMPO É DE AÇÃO !" Assim o fim. Mochila nas costas. Guarda chuva aberto e rua !

Ônibus. Apreensão ainda forte. Várias camisetas para entregar aos protegidos de Nanã. Chego no centro histórico. Sem chuva, sem garoa, mas olho o horizonte. Nanã me olha, ansiosa para se despejar sobre a cidade, mas por enquanto, fica no mar. Olho para o céu a procura de Oxumarê. Vejo algo, num tom extremamente pastel. Se não for um sinal, ficou sendo.

Ando pelo centro. Nanã lavou as ruas e levou consigo muitos de seus moradores, dos quais queria ter encontrado e presenteado com uma camisa. Encontro um amigo e o trabalho começa.

O trabalho acontece aos poucos de maneira bem agradável. É difícil achar os protegidos de Nanã, mas acho outros menos carentes de afeto e outras materialidades e realizo uma troca com eles. Uma foto por uma camisa. Muitos aceitam. Sobram apenas camisetas de crianças.

Nanã resolve lavar novamente as ruas, e assim o faz. Meu trabalho está cumprido, assim como meus agradecimentos a grande Avó.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Ação hoje confirmada !

Olá

Nanã deu uma trégua e ainda to esperando Oxumarê levar as águas para o palácio de Xangô para o dia ficar mais bonito e seco.

Realizarei o trabalho. As previsões pra semana que vem são exatamente as mesmas de hoje, portanto, vou arriscar. Qualquer coisa termino outro dia

Estarei por lá por volta das 16 hrs

P.S: Valeu vó, hehe

terça-feira, 4 de maio de 2010

Quarta que chove x.x

Olá

E U N Ã O A G U E N T O M A I S E S S A C H U V A !!!!!!!!

Amanhã realizaria o último dia da intervenção no centro histórico, trocando as camisetas por fotografias com os moradores de rua, mas essa chuva tá impossível. Adoro chuva quando posso tomar chuva, mas preciso de um dia sol !

Enfim, passei só pra dizer que se o tempo não estiver bom amanhã, cancelo a budega de novo

Release

Olá

Tava lendo esses dias o release aqui do lado e refletindo... Ele não faz nenhum sentido !!!! São questionamentos pessoais e dentro desse formato de release ele cristaliza um trabalho que tá em constante mudança e que faz sentido de uma maneira para cada um.

Por enquanto vou deixá-lo, mas que não to indo com a cara dele eu não to u.ú

Bate-papo sobre o trabalho na escola de dança

O filho pródigo a casa retorna !

Hoje, como marcado, realizei o bate-papo na escola de dança, dentro de uma matéria, o módulo de estudos crítico-analíticos I e foi massa !

Fizemos na sala mesmo, e, apesar do barulho infernal das máquinas (me arrependi amargamente de não ter reservado o teatro do movimento para a atividade) pudemos realizar uma discussão massa !

Inicialmente estava mais perdido que cego em tiroteio. Acordei tarde. Peguei chuva. Esqueci o papel higiênico que ia mostrar para eles em casa. Fui pra aula no pavilhão de aulas da federação ( que fica em Ondina por acaso. Explicação: O local é conhecido como PAF, se fosse pavilhão de aulas de Ondina, ia ficar meio feio dizer "Ah, gente, eu tenhoaula no PAO 3 agora. Depois me encontra no PAO 1 pra gente tomar um açaí" ) pegar uma câmera com uma colega mas ela não estava lá (Paulinha dorminhoca, hehe). Voltei para a escola de dança. Fiz um cartazinho roots na mão mesmo. Coloquei na porta da escola. Subi pra sala. Montei as bagaças tecnológicas e uffa ! Comecei.

No começo estava ainda um pouco atordoado e acho que falei algumas coisas que não faziam sentido nenhum, e resolvi partir logo para os vídeos, que foram os mesmos da FUNCEB. Como foi um bate-papo dentro de um módulo, a sala estava cheia de gente, mas era aberta também a quem quisesse.

Videos apresentados ! Uffa ! Me senti mais seguro pra falar e eles mais seguros pra entender e começamos o bate-papo. Falava um pouco, respondia um pouco, eles comentavam entre si, as professoras falavam e etc., foi legal.

Uma das tônicas da conversa foram as políticas públicas de fomento artístico. Falamos sobre os editais da cidade, algumas particularidades de cada um e também como foi escrever e fazer (incluindo minhas relações com a FUNCEB =])

Depois de uma longa conversa sobre editais, falamos um pouco sobre a temática do trabalho e sobre intervenção urbana. Citei algumas que já participei. A relação do trabalho com o espaço urbano e, finalizando, falei um pouco sobre outros desdobramentos (polêmicos até hoje) que o trabalho teve como a performance/maluquisse "Isso pode não ser um desabafo", meu ensaio e por aí vai. Falei também um pouco da universidade enquanto espaço de uso, de encontro entre pessoas e etc.

Agradecimentos especiais de hoje vão para Paula Lice e Lia Sfoggia, professoras do módulo =]

Leu e ficou curioso. Pergunte =]

Aqui gatinhos e gatinhas curiosas não morrem, pelo contrário, são bem alimentados a base de salmão e moqueca de arraia =]

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Bate-papo sobre o trabalho amanhã !

Olá a todos

Amanhã ás 10 hrs realizarei um bate-papo sobre o trabalho na escola de dança da UFBA, provavelmente na sala 9. Apareçam !